Basicamente, a evidência do evangelho em nossa vida no trabalho não está tanto nas coisas que fazemos, mas na liberdade que desfrutamos no ambiente de nosso trabalho. Esteja certo, devemos trabalhar com ética. Devemos honrar os nossos superiores. Devemos ter satisfação num trabalho bem feito. Essas coisas são de se esperar. Mas a verdade é que elas não são exclusivamente cristãs. Qualquer pessoa que trabalha, não apenas os crentes, deve fazer estas coisas.
Como cristãos, no entanto, temos experimentado algo exclusivo – algo que aqueles que não conhecem a Jesus nunca experimentaram. Nós sabemos que não importa o quanto tentamos, nossas tentativas de agradar a Deus sempre falham. Sabemos que somos pecadores que não merecem qualquer benção vinda de Deus. No entanto, apesar do desalento de nossa situação, nós ouvimos e cremos nas boas novas de que Deus nos perdoou! Nós não entendemos totalmente o porquê e dificilmente poderemos compreender o “como”, mas, pela graça de Deus e por seu amor incomparável, sabemos que fomos perdoados por causa daquilo que Jesus, o Messias, fez por nós na cruz.
E essa realidade muda tudo, inclusive a forma como trabalhamos. Agora nós somos livres. Livres da necessidade de garantir a autoestima por meio de desempenho. Livres do medo de perder aquilo que é mais precioso para nós se as coisas não forem bem. Livres do estilo de vida doido de trabalhar, trabalhar, trabalhar sem nenhum descanso – como se o mundo dependesse dos nossos esforços. Livres para trabalharmos diante do Rei com alegria, mesmo que o trabalho não seja aquele que escolheríamos para nós mesmos. Livres para servir aos outros enquanto adoramos o Rei. Isso, de fato, é verdade. Trabalhar para Jesus muda TUDO.
. Adaptado por Rev. Wanderson Nikolic