“Habite ricamente em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus com salmos, hinos e cânticos espirituais, com gratidão em vosso coração.“ (Cl 3.16)
Há 63 anos, em 24 de maio de 1962, foi organizado o Coral Alvorada. Muitos irmãos passaram pelo coral e dedicaram tempo e disposição para que esse ministério se consolidasse em nossa igreja. A música de adoração a Deus foi criada pelo próprio Senhor na eternidade. Podemos encontrar essa referência no livro de Jó, quando o Senhor Deus questiona: “Onde estavas tu, […] quando as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus?” (Jó 38.4-7). Deus mesmo instituiu a música no culto quando direcionou o rei Davi por intermédio dos profetas (II Cr 29.25). Davi organizou os músicos e os cantores para atuarem em turnos de louvor ao Deus Eterno (I Cr 25). Esse texto, além de nos contar como foram organizados, também revela que a música de louvor é um ministério no culto e na igreja.
A Bíblia nos ensina que Davi separou músicos altamente competentes para esse ministério e o organizou de tal maneira que cada grupo tinha um líder e uma tarefa já determinada. A santidade do Deus Eterno compeliu Davi a ter o máximo de cuidado e dedicação a esse ministério.
Hoje, nós coralistas, temos plena consciência das limitações que nos cercam. No entanto, redobramos nossos cuidados e dedicação para executarmos o louvor ao Deus Todo-Poderoso, sabendo que nossa capacidade vem de Deus, que nos habilita para essa obra e nos permite desfrutar do privilégio de servi-Lo com a música e o canto de louvor.
Maria Doralice Grande Matheus, presidente do Coral